Após 37 anos de notável contribuição à Polícia Federal, encerra-se um ciclo para Octavio Brandão Caldas Neto, 64 anos. Ele está se aposentando da instituição policial. “A sensação é de dever cumprido”, destaca. Foram anos de lutas, mas que, segundo ele, foram muito bem vencidas. “Enfrentei muitas situações, as vezes difíceis, mas valeu muito a pena.”

Durante o longo período de atividade, não foram os mais de 3.500 laudos produzidos por ele que marcou a carreira do profissional, não. Emocionado, Brandão revela um dos motivos de maior orgulho nessa trajetória: “A minha maior luta foi pela construção e estruturação do nosso Instituto Nacional de Criminalística, o INC. Eu prometi a mim mesmo que um dia realizaria o sonho de ter um órgão de referência, totalmente equipado, como o que temos hoje”, destaca.

História de sucesso

O agora perito aposentado ingressou na PF em 1981. Antes disso, foram sete anos na iniciativa privada. Na polícia, entre outras atividades, Brandão desempenhou funções importantes. Chefiou o laboratório de criminalística, comandou o INC e também presidiu a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF). Na entidade, batalhou pelos direitos da classe. “Passei noites e noites engajado para nos tornar o que somos atualmente. Hoje, vemos o quão importante é o papel da perícia”, diz.

Se aposentar, no entanto, não é tarefa fácil para Brandão. Depois de tantos anos na ativa, é duro para ele ter que frear um pouco. “Me sinto realizado. Agora, espero que os meus colegas mantenham as conquistas e busquem novas para que continuemos a auxiliar na aplicação justa da justiça.”

Brandão também se orgulha de ser colega de profissão de uma das filhas. “Me sinto muito feliz por ter influenciado ela”, celebra com um sorriso no rosto. O perito tem mais três filhos: um é arquiteto, a outra é servidora pública da Câmara dos Deputados e a mais nova estuda Farmácia – cujo intuito também é seguir o caminho do pai na perícia.

""

É hora descansar

A importância do policial para a categoria é relevada pela quantidade de abraços e mensagens que recebeu durante sua festa de despedida. “Ele merece tudo de melhor”, disseram diversos colegas de profissão.

Atual presidente da APCF, Marcos Camargo exalta a relevância de Brandão para a entidade. "Lutou pela valorização da categoria. Somos gratos pelo trabalho que ele desenvolveu tanto à frente da APCF quanto na Polícia Federal. Me emociono porque aprendi muito com ele."

Para Camargo, uma frase do pensador Joel Barker define Brandão: "Uma visão sem ação não passa de um sonho. Ação sem visão é só um passatempo. Mas uma visão com ação pode mudar o mundo."

Apesar da despedida do trabalho na PF, Brandão é claro: "Continuo à disposição dos colegas."

""
Octavio Brandão é homenageado pelo presidente da APCF, Marcos Camargo