O resultado preliminar do julgamento do Concurso de Tecnologias Policiais (StartPol) foi divulgado. Dos 16 projetos inscritos, 13 foram analisados e 6 tiveram mais destaque entre o corpo julgador. O objetivo do programa é unir desenvolvedores, empresas e instituições investidoras em iniciativas de inovação que ajudem a melhorar a segurança pública brasileira.

Na última 5ª (18/4), a banca julgadora, composto por especialistas em segurança pública, tecnologias e empreendedorismo, avaliaram os projetos por critérios como originalidade, aplicabilidade, relevância, além do estágio de desenvolvimento e aplicação no mercado. “Esse tipo de iniciativa é muito importante. Especificamente para a segurança, a aplicação de tecnologia é essencial para resolver problemas”, afirma o perito criminal federal e jurado do concurso Evandro Lorens.  

O StartPol, que tem o apoio da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), começou há quase um ano e é o primeiro concurso de tecnologias policias do Brasil. O resultado final deve ser divulgado em maio. As startups classificadas terão apoio por meio de subvensão econômica e suporte em gestão de acordo com as necessidades de cada empresa.

Confira os projetos classificados no julgamento:

Plataforma de qualificação e avaliação continuada de profissionais de segurança, de Antonio Valério Netto;
AeroGuard – vigilância área com drones, de Guilherme Gimenez Prado;
Scanner biométrico ótico anti-fraude baseado na tecnologia de tomografia de coerência ótica, de Henrique Sérgio Gutierrez da Costa;
Disposição aplicada em luva tática mitene com iluminação acoplada, de José Osanam Albuquerque Junior;
Identificação de Pessoas, de Otavio Rodrigo Teixeira Soares;
CAROL – Chatbot de Auxílio ao Registro de Ocorrências e Litígios, de Ramon Santana Santos.