O Estado do Piauí agora conta com um grande laboratório de genética para ajudar a solucionar crimes de forma mais célere. Trata-se do Instituto de DNA Forense (IDNA), inaugurado na 2ª feira (11/11).

“É o 26° laboratório pericial de DNA do Brasil, fruto de uma parceria entre o Ministério da Justiça e a Secretaria de Segurança do Piauí, na qual o estado apresenta a infraestrutura e os recursos humanos e a Senasp entra com os equipamentos”, destaca Guilherme Jacques, perito criminal federal e coordenador da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG).

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Piauí, foram investidos mais de R$ 400 mil no prédio de 20 salas e cerca de R$ 3 milhões em equipamentos de última geração. Com a inauguração do Instituto, o estado será capaz de processar as amostras advindas do local de crime e provenientes de coletas realizadas no Instituto de Medicina Legal.

“Esta ação faz parte do projeto de fortalecimento da RIBPG, que tem como objetivo modernizar a investigação criminal e a produção de provas no país por meio da análise pericial do DNA dos vestígios e de criminosos – um projeto prioritário estratégico do MJSP, que conta com muitas dezenas de colaboradores por todo o Brasil”, afirma Jacques.

Foto: Paulo Barros/Governo do Estado do Piauí