Peritos criminais federais do Setor Técnico Científico (Setec) do Paraná identificaram um lote de álcool em gel adulterado que foi vendido à Superintendência Regional da Polícia Federal no estado. Segundo exame pericial feito pelo perito Ricardo de Oliveira Mascarenhas, o produto, que deveria ter no mínimo 65% de álcool, estava com percentual bem abaixo do indicado.

A análise técnico-científica resultou na deflagração da Operação ACQUA GEL nesta 5ª feira (30/4). Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão no Paraná a fim de verificar a venda de lotes de álcool gel com o percentual de álcool enganoso, diferente do que dizia na embalagem.

Mascarenhas ressalta que a investigação começou há 15 dias. Segundo o laudo pericial, o produto analisado tinha cerca de 30% de álcool, quantidade insuficiente para matar o novo coronavírus, por exemplo. Exames periciais adicionais foram realizados para confirmar o baixo percentual.

As buscas tinham como objetivo identificar outros lotes da fabricante com o mesmo problema e constatar se foram feitas vendas do mesmo lote para outros órgãos governamentais e hospitais.

O álcool em gel havia sido adquirido para uso dos servidores e colaboradores da PF que seguem na linha de frente ao combate à criminalidade organizada em tempos da pandemia da Covid-19.

O lote adulterado foi recolhido e substituído.Já os novos produtos adquiridos pela PF também passaram por teste, sendo aprovados.

Confira a reportagem do Jornal da Record.