Três trabalhos brasileiros estão entre os 17 finalistas do programa “DNA Hit of the Year”, uma premiação internacional que tem como objetivo demonstrar a eficiência do uso dos bancos de perfis genéticos para a resolução de crimes. Este ano, a perícia criminal da Polícia Federal está sendo representada pela PCF Ana Paula Vieira de Castro com o caso do assalto à transportadora de valores Prosegur, no Paraguai.

Usando o Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG), a perícia federal confirmou a participação de um homem no assalto à sede da Prossegur no Paraguai, em 2017, e no assassinato do agente penitenciário federal Alex Belarmino, em 2016. O exame pericial ainda confirmou a participação do suspeito, também em 2017, em um assalto contra o Banco do Brasil, em Campo Grande.

Na edição de 2019 da “DNA Hit of the Year”, o trabalho inscrito pelos peritos federais Ronaldo Junior e Aline Minervino ficou em 3º lugar no ranking com o 1º caso no Brasil em que o exame de DNA permitiu encontrar o responsável por crimes sexuais em série.

O grupo de finalistas deste ano inclui ainda a atuação de dois outros laboratórios brasileiros, ambos integrantes da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), que solucionaram casos de estupros em série em São Paulo e em Goiás.

Clique aqui para conferir todos os casos selecionados pelo “DNA Hit of the Year” 2020.