O 1º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros, realizado de 12 a 14 de março, em Curitiba, foi tema de diversas reportagens da mídia nacional e do Paraná. Promovido pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), o evento reuniu autoridades no assunto, inclusive profissionais que atuam ou atuaram na Operação Lava Jato. Temas ligados ao combate e à prevenção de casos de corrupção foram os principais assuntos debatidos nos painéis.

Entre os especialistas que prestigiaram o Fórum e compartilharam experiências estão o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, o diretor técnico-científico da PF, Fábio Salvador, a juíza federal Gabriela Hardt, o procurador da República Roberson Pozzobon, o desembargador João Pedro Gebran Neto e os delegados federais Felipe Eduardo Hideo Hayashi e Erika Marena.

Confira abaixo a lista com as principais notícias relacionadas ao evento da APCF:

O Estado de S. Paulo
Críticas ao fundo bilionário são de investigados da Lava Jato, diz procurador
Link: https://bit.ly/2TQq0SB
Trecho: Em entrevista a jornalistas no 1.º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros realizado pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais, o procurador Roberson Pozzobon afirma que o termo sofreu ‘críticas injustas baseadas em fatos totalmente mentirosos’.

Folha de S.Paulo
Executar pena em 2ª instância é realista, diz juíza que substituiu Moro
Link: https://bit.ly/2TMK3C8
Trecho: Substituta do ex-juiz Sergio Moro e responsável pelos processos da Operação Lava Jato nos últimos meses, a juíza federal Gabriela Hardt defendeu, nesta quarta (13), a execução de pena após a decisão de segunda instância, e disse que essa é uma abordagem realista da justiça.
“Não é uma visão punitivista; é uma visão realista. Um processo penal, com a quantidade de recursos que existem hoje, não demora menos do que dez anos para atingir o trânsito em julgado”, declarou, durante palestra no Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros, em Curitiba.

TV Globo/G1 – Bom Dia Paraná
Curitiba é sede de Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros
Link: https://bit.ly/2UIDv3T
Trecho: Autoridades ligadas a Lava-Jato fazem parte dos participantes. (VÍDEO)

RIC TV/Record – Paraná no Ar
Confira como será o fórum nacional sobre crimes financeiros, em Curitiba
Link: https://bit.ly/2TKPVvC
Trecho: Veja como será o primeiro fórum nacional sobre crimes econômicos, em Curitiba. (VÍDEO)

Gazeta do Povo
Ratinho Jr envia aos deputados proposta para combater a corrupção no governo
Link: https://bit.ly/2U0frfw
Trecho: De acordo com especialistas que participam do 1º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros, promovido pela Associação Nacional dos Peritos Criminais nesta semana em Curitiba, o compliance é uma das linhas de controle dentro de empresas públicas e privadas.

Gazeta do Povo
Caso Banestado não acabou em pizza. E seus erros foram lições para a Lava Jato
Link: https://bit.ly/2Jn48dx
Trecho: "O percurso do caso Banestado que teve consequências na operação Lava Jato foi tema do 1.º Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros, realizado durante a semana em Curitiba. Sobre o assunto falou a delegada Erika Marena, que atuou nas duas investigações da Polícia Federal. Ela rechaça a afirmação recorrente de que a apuração envolvendo o banco paranaense acabou em “pizza”. “Quando muita gente fala que o caso Banestado não deu em nada, primeiro é um desconhecimento da dimensão do caso”, declarou.

Gazeta do Povo
‘Inferno astral’ e batalhas marcam aniversário de 5 anos da Lava Jato
Link: https://bit.ly/2Y4rQ1c
Trecho: Além disso, acusados reclamam de terem sido condenados unicamente com base nas delações. Isso é rechaçado pelos magistrados do caso. “A lei brasileira é expressa ao dizer que a colaboração não é prova em si mesma, mas um meio de obtenção de prova”, disse na última semana o desembargador do TRF-4, João Pedro Gebran Neto, ao participar de uma mesa sobre o tema no 1.º Fórum de Crimes Econômico-Financeiros, em Curitiba, na última semana. Ele é o relator da Lava Jato na segunda instância judicial.

O Antagonista
Gabriela Hardt: prisão em segunda instância “é uma visão realista”
Link: https://bit.ly/2TX38kd
Trecho: A juíza Gabriela Hardt defendeu hoje a prisão de condenados em segunda instância, palestra no Fórum Nacional sobre Crimes Econômico-Financeiros, em Curitiba.

Paraná Portal
Lava Jato inovou com “provas que constrangem”, diz Pozzobon
Link: https://bit.ly/2Th3Ioy
Trecho: Pozzobon foi um dos participantes de uma mesa redonda realizada durante o 1º Fórum Nacional sobre Crimes Econômicos-Financeiros, que ocorreu em Curitiba. O tema da mesa redonda era “Provas circunstanciais e provas técnico-científicas na persecução penal: visão dos operadores do Direito”.