A Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) promoveu, na 4ª feira (27/3), um evento em comemoração aos 30 anos da entidade. Autoridades, membros do Ministério Público e magistrados, além de profissionais de diversas carreiras da Polícia Federal prestigiaram a celebração, que aconteceu em Brasília.

Na ocasião, o Diretor-Geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo, o Diretor Técnico-Científico, Fábio Salvador, e o Diretor do Instituto Nacional de Criminalística (INC), Luiz Spricigo, também estiveram presentes.

Além da festividade de mais um ano da Associação, realizou-se ainda a posse da Diretoria Executiva para o biênio 2019-2020 e o lançamento do livro que conta a história da APCF.

 

Presidente da APCF, Marcos Camargo foi reconduzido ao cargo. Durante a solenidade, ele destacou a importância do trabalho em equipe para o sucesso da entidade. “Acredito que, neste período, conseguimos realizar muitas ações e alcançar muitos objetivos. É com o espírito renovado que inicio essa nova gestão à frente desta importante entidade de classe. Entidade essa que possui como patrimônio seus funcionários, assessores e mais de 1200 associados que, com perfil altamente técnico e especializado, nos ajudam a lutar pelos interesses da categoria. Mais do que isso, por um país melhor”, afirmou.

Segundo Camargo, a Associação continuará na batalha em prol dos peritos e da sociedade brasileira. “Temos que continuar a discutir o papel da ciência no estabelecimento de novos protocolos de investigação e produção de prova, fortalecendo o estado no seu mister de atacar todos os tipos de crime no Brasil, sejam eles de colarinho branco ou não.”

O evento contou ainda com homenagens especiais aos pioneiros da perícia criminal. Maurício José da Cunha e o perito já falecido Antônio Carlos Villanova, que foi representado pela Filha Maria Otília Villanova, receberam honrarias. Conhecido como professor Maurício ou Mauricião, o perito falou orgulhoso: “Eu faço parte dessa história. Quase todos os peritos criminais que estão aqui foram meus alunos”, disse.

 

Maurício Valeixo, diretor da PF, parabenizou a APCF pelos seus 30 anos. “Com certeza, o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Polícia Federal tem grande participação dos peritos.”

Responsável pela Diterotia Técnico-Científica da PF, Fábio Salvador ressaltou o amadurecimento da APCF. “A categoria tem conquistado muitas coisas e também superado barreiras. E as relações institucionais tem melhorado muito nos últimos anos. Essa união da categoria tem potencializado o trabalho. A instituição ganha muito com isso. Espero que aumentemos a coesão, a interação para que façamos a diferença tanto para a instituição quanto para a sociedade como um todo”, ponderou.

João Carlos Ambrósio, que já atuou em diversas áreas dentro da APCF, destacou a projeção que a entidade ganhou nos últimos anos. “É impressionante como a associação amadureceu, cresceu. Claro que, como qualquer associação, a APCF também tem seu caráter classista, mas o trabalho da entidade vai além disso. A preocupação da instituição com pautas e temas da sociedade reforça nosso papel perante os cidadãos”, afirmou o perito.

A Secretária Geral da APCF, Márcia Nogueira Mendes, também falou sobre o crescimento da entidade. “Acredito que a Associação teve uma ascensão muito grande em termos de posicionamento nacional. E isso é muito importante para nós.”

Fernando Mendes, presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) reconheceu a importância do trabalho associativo. “Essa soma de esforços é necessária, pois traz um ganho ao país. Precisamos trabalhar para melhorar as instituições, melhorar nosso sistema legislativo e tornar nosso sistema de justiça mais efetivo. Isso só se constrói por meio do diálogo. E o diálogo associativo é mais um elemento que contribui para o sucesso dessa pauta positiva para o país”, disse Mendes.

Já o ex-presidente da Ajufe, Antônio César Bochenek, ressaltou que o trabalho das associações é necessário para ampliar as possibilidades de se promover um serviço público de maior qualidade. “Esse trabalho associativo é muito importante e quando há união entre as entidades é ainda melhor. Precisamos melhorar as condições de trabalho e proporcionar, sobretudo, um serviço melhor para a população.”

Quem também prestigiou o evento foi o deputado federal Luiz Ovando (PSL-MS).

Clique aqui para conferir todas as fotos do evento.