Em entrevista à CNN Brasil, o presidente da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Marcos Camargo, explicou o processo de perícia no vídeo da reunião interministerial do dia 22 de abril. Segundo Camargo, o objetivo é analisar o conteúdo da gravação de forma técnica e científica, buscando a verdade dos fatos de maneira isenta, imparcial e equidistante das partes. 

“O objetivo da perícia é usar ferramentas científicas para materializar o conteúdo que está gravado e, com base nisso, identificar se há alguma alteração ou não. Na medida que se caracteriza tudo isso e consegue dar um nexo aos diálogos, a ideia é permitir que o magistrado entenda o que realmente está sendo discutido dentro de um contexto para que possa fazer essa avaliação e analisar quem teria a razão nessa guerra de narrativas”, disse Camargo. 

O presidente da APCF esclareceu que a primeira fase do processo de perícia é fazer uma cópia de segurança da gravação a fim de preservar o conteúdo original. A segunda etapa consiste na transcrição do conteúdo e verificação de eventuais edições, que, segundo o Camargo, “podem ser intencionais ou não”. 

Confira a íntegra da entrevista: