O Núcleo Técnico-Científico (Nutec) da Polícia Federal em Campinas (SP) inaugurou um novo laboratório de química forense no Aeroporto Internacional de Viracopos. O espaço tem 135 m² e ganhou investimentos em estrutura e equipamentos de última geração. O projeto foi todo coordenado pela perícia criminal federal.

O novo laboratório também possui um sala de amostragem, um laboratório de vias úmidas, um laboratório instrumental e secretaria. Além disso, há ainda um laboratório de documentoscopia que é usado para dar suporte a eventuais demandas de análises de documentos no terminal aéreo.

Chefe da criminalística federal no município, o perito criminal federal Lorival Campos Moreira explica que os exames de química forense representam uma das principais demandas periciais da PF em Campinas. “Viracopos é o maior aeroporto de cargas da América Latina. Com isso, além das operações de importação e exportação envolvendo o terminal de cargas, temos também um outro fator que contribui para essa demanda que é alta entrada de substâncias suspeitas”, diz.

Segundo Lorival, o espaço da perícia federal no prédio principal da PF na cidade já não era mais suficiente para atender todas as solicitações de análises técnico-científicas. “Identificamos, então, a necessidade de termos uma estrutura adequada e capaz de dar respostas com qualidade e em tempo hábil a essas demandas”, relata o perito.

Um dos responsáveis pelo projeto das novas instalações, o perito criminal federal Davison Storai de Barros reforça que, com o laboratório no aeroporto, as análises serão feitas com mais celeridade. “O Nutec de Campinas já tinha uma área para laboratório no prédio principal, porém, com o novo laboratório, esperamos atender casos que não podiam ser solucionados no antigo, pois temos um parque analítico mais poderoso agora”, completa Barros.

Parceria

O Nutec de Campinas contou com o apoio dos procuradores Everson Carlos Rossi e Ronaldo José de Lira, do Ministério Público do Trabalho (MPT), que viabilizaram recursos por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da Justiça do Trabalho.

“O MPT de Campinas é historicamente um grande parceiro da Polícia Federal, tendo viabilizado recursos por meio de vários TACs. Com esses TACs, além da instalação do laboratório, já proveram viaturas, computadores, equipamentos e diversos outros recursos materiais para a delegacia da PF na cidade, sempre colaborando ativamente para manter a excelência dos trabalhos do órgão”, ressalta o perito criminal federal Lorival.