Lançamento do “Tratado de Medicina Veterinária Legal"

postado 11/08/2017 por

Perito criminal federal lança publicação sobre medicina veterinária legal e recebe Troféu Destaque Profissional 2017 do SINDIVET-PR

 

A cerimônia de lançamento do livro "Tratado de Medicina Veterinária Legal" encerrou as atividades do segundo dia do Congresso Medvep de Especialidades Veterinárias realizado no final de julho e Curitiba. O perito criminal federal Sérvio Túlio Jacinto Reis é um dos autores da publicação.

 

Perito criminal federal, Sérvio Túlio Reis (centro) e professores Valdecir Castilho e Raimundo Tostes.

O livro, prefaciado pelo médico veterinário Felipe Wouk e pelo advogado Marlon Jacinto Reis, abrange os múltiplos aspectos da medicina veterinária legal praticados no Brasil hoje e é uma referência no âmbito acadêmico e profissional. A medicina veterinária legal se beneficia da evolução da medicina veterinária, o que progressivamente tem possibilitado novas abordagens periciais, adoção de protocolos de análise e a evolução da legislação acerca da natureza jurídica dos animais.

O "Tratado de Medicina Veterinária Legal" traz informações úteis a estudantes, pesquisadores e profissionais que atuam na aplicação dos conhecimentos da medicina veterinária nas áreas penal, cível, securitária, ética, mediações, consultorias e auditorias e todos aqueles que tenham interesse científico pela área.
 
A cerimônia contou com a presença dos autores e dos prefaciadores, além do professor Amadeu Bona Filho, representando as instituições de ensino superior que oferecem o curso de medicina veterinária; e Elza Ciffoni Arns, do SINDIVET-PR (Sindicato dos Médicos Veterinários do Paraná). Prestigiaram também o lançamento do livro representantes da Associação Brasileira de Medicina Veterinária Legal (ABMVL), Polícia Federal, CRMV-SP, Prefeitura Municipal de Pinhais, PUC-PR, Sociedade Paulista de Medicina Veterinária.
 
Depoimentos
 
Raimundo Alberto Tostes, ao lembrar que o livro contou com uma equipe de mais de 20 estudiosos, pesquisadores e cientistas, destacou que a obra lança uma luz sobre a questão do direito do animal; e também é uma bela provocação que deverá pautar uma reconciliação com a natureza animal".
 
O perito criminal federal Sérvio Túlio Reis colocou que trata-se da concretização de um sonho. "Assinar um livro tão importante para a medicina veterinária forense é um orgulho e uma honra. Além disso, a obra é única e inédita e neste sentido será referência na área".
 
Valdecir Vargas Castilho começou seu depoimento parabenizando Dilso Bloot, diretor da Medvep pela publicação do Tratado. Citou exemplos nos quais a resolução dos problemas não seria possível sem a prática da medicina veterinária legal e assegurou que o livro se tornará fonte inesgotável de pesquisas a várias áreas de conhecimentos correlatos. Elogiou a envergadura científica do livro, afirmando que será "uma obra de cabeceira do médico veterinário".
 
PREMIAÇÃO
 
Ao final da cerimônia, o SINDIVET-PR agraciou os autores do Tratado de Medicina Veterinária Legal com o Troféu Destaque Profissional 2017, pela relevância do seu trabalho para o desenvolvimento dessa importante área da medicina veterinária.
 
Sexta-feira, 11 de agosto de 2017
Fonte: Divulgação com Agência APCF
 

SHIS QI 9 Conjunto 11 CS 20 - Lago Sul CEP:71625-110
Brasília - DF
 

Telefones: (61) 3345.0882 / 3346.9481 / 3346.7235 / 3345.1123  
Email: apcf@apcf.org.br