Presidente

 

Marcos de Almeida Camargo

Perito Criminal Federal desde 1999. Graduado em Farmácia e Bioquímica (UFPR-1998). Pós-graduado em Gestão de Políticas de Segurança Pública (ANP/DPF-2009). Foi chefe de 2003 a 2005 do Serviço de Perícias de Laboratório e de Balística do Instituto Nacional de Criminalística (SEPLAB/INC) e esteve lotado no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Estado do Paraná de 2005 a 2008. Atual chefe-substituto do SEPLAB/INC, é responsável pelas atividades de projetos. Foi responsável pela área técnica do Setor de Investigação de Desvio de Produtos Químicos da Polícia Federal. Foi responsável pela Central de Fiscalização da Divisão de Controle de Produtos Químicos da Polícia Federal. Autor do livro “Farmacologia – Perito Criminal Federal”, publicado pela editora Saraiva.

Vice-Presidente

João Carlos Ambrósio

Perito Criminal Federal desde 2002. Bacharel em Química pela Universidade de Brasília. Mestre em Química Orgânica pela Universidade Estadual de Campinas. Lotado atualmente no Serviço de Perícias de Laboratório e de Balística do Instituto Nacional de Criminalística, já foi chefe do Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Distrito Federal de 2004 a 2009.

Secretária Geral

Márcia Mônica Nogueira Mendes

Perita Criminal Federal desde 2003. Graduada em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Mestre em Ciência da Computação pela UFMG. Atuou em vários projetos da área acadêmica e de extensão do Departamento de Ciência da Computação da UFMG e como Diretora de Produção do Synergia _ Laboratório de Engenharia de Software do Departamento de Ciência da Computação da UFMG que oferece serviços de Desenvolvimento de Sistemas, Implantação de Processos e Consultoria em TI. Professora (1998 a 2003) nos cursos de Ciência da Informação e Pós-graduação em Telecomunicações da Fundação Mineira de Educação e Cultura – FUMEC. Atualmente está lotada no Serviço de Perícias em Informática do Setor Técnico Científico de Minas Gerais.

Secretário-Geral Adjunto

Bruno Gomes de Andrade

Perito Criminal Federal desde 2007; Engenheiro Eletricista (UFMG). Mestre em Engenharia Elétrica (UFMG). Mestre em Engenharia Aeronáutica e Mecânica (ITA); Bacharel em Direito (IESB). Lotado na Serviço de Perícias em Audiovisual e Eletrônicos do Instituto Nacional de Criminalística, tomou posse no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Estado do Ceará, onde permaneceu por 4 anos.

Diretor Financeiro

Willy Hauffe Neto

Diretor Financeiro Adjunto

André Morisson

André Morisson é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia em 1992 e mestre em Sistemas de Energia pela mesma universidade em 1995, tornou-se Perito Criminal Federal em 1996, após passar por curso de formação na Academia Nacional de Polícia. Trabalhou até 2001 no Serviço Técnico-Científico da Polícia Federal no Estado de Mato Grosso do Sul. Em 2001, foi removido para o Instituto Nacional de Criminalística, órgão central da Perícia Criminal da Polícia Federal. Em 2004, assumiu a chefia do Serviço de Perícias em Audiovisual e Eletrônicos do Instituto Nacional de Criminalística, onde permaneceu por 11 anos, saindo então para assumir a presidência da Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (biênio 2015-2016). Na APCF, além da presidência, foi Diretor de Administração e Patrimônio, de Assuntos Jurídicos, de Comunicação Social e membro do Conselho Fiscal, atuando ainda nas Diretorias Regionais em MS e no DF.


Diretor Parlamentar

Carlos Antônio Almeida de Oliveira

Perito Criminal Federal desde 2003. Farmacêutico-Bioquímico (UFOP). Especialista em Documentoscopia (ANP) e em Perícia Criminal (FACLIONS). Lotado no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Estado de Tocantins, atua nas áreas laboratorial, documentoscópica, de local de crime e de GBE. Presidente da APCF no biênio 2013-2014, foi também Diretor Regional em TO. Fundador e presidente da ANSEF/TO. Conselheiro do Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas de Tocantins de 2008 a 2012.

Diretor Parlamentar Adjunto

Henrique Queiroz

Perito Criminal Federal desde 2007. Engenheiro Eletricista e Mestre em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela Universidade Federal de Goiás. Lotado atualmente no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Estado de Goiás, já trabalhou também no Setor Técnico-Científico de Tocantins. Foi Diretor Regional da APCF em Goiás no biênio 2011-2012. Representante da APCF no Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp/MJ).

 

Diretor Social

Evandro Lorens

Perito Criminal Federal desde 2009. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Especialista em Telecomunicações e Redes de Comunicação pela UFES. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília – UnB. Pesquisador do Centro de Pesquisa em Arquitetura da Informação da UnB – CPAI, com foco em arquitetura e segurança da informação organizacional. Atuou nas áreas de TI, gestão e segurança da informação no BANESTES – Banco do Estado do Espírito Santo (1989-2000), Caixa Econômica Federal (2000-2007) e Banco Central do Brasil (2007-2009). Professor nos cursos de Ciência da Computação na UnB (2000-2002). Professor nos cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Engenharia Elétrica na Universidade Paulista – UNIP (2002-2009). Professor e tutor em plataforma EAD da ANP – Academia Nacional de Polícia, além de ministrar disciplinas em cursos de pós-graduação de várias universidades brasileiras e palestrar em vários eventos nacionais. Membro e Diretor de Eventos da Academia Brasileira de Ciências Forenses. Exerce o terceiro mandato consecutivo como Diretor Técnico-Social da APCF. Atualmente está lotado no Serviço de Perícias em Informática do Instituto Nacional de Criminalística.

Diretor Social Adjunto

Dangelo Victor Gonçalves

Perito Criminal Federal desde 2006. Graduado em Geologia pela UnB-DF. Atualmente lotado no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Distrito Federal, trabalhou de 2006 a 2010 no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Estado de Tocantins. Atua nas áreas de perícias ambientais, gemologia, local de crime e de Bombas e Explosivos (GBE). Na APCF, foi vice-diretor regional no DF.

Diretor Jurídico

Erick Simões da Camara e Silva

Perito Criminal Federal desde 2003. Graduado em Engenharia Química pelo Instituto Militar de Engenharia – IME/RJ (1995). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UniRio/RJ (2003). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL/SC-LFG (2008). Mestre em Química pelo Instituto Militar de Engenharia – IME/RJ (2001). Mestre em Direitos Difusos e Coletivos pela Universidade Metropolitana de Santos – UNIMES/SP (2012). Atuou como Engenheiro Militar do Exército Brasileiro de 1995 até 2003 (posto de Capitão) e serviu na Indústria de Material Bélico (IMBEL/Juiz de Fora-MG) no Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ) e no Centro Tecnológico do Exército (CTEx/RJ). Como Perito Criminal Federal atua nas áreas de Documentoscopia e Química Forense; como conteudista, professor e orientador nos cursos de formação e de especialização em Documentoscopia da Academia Nacional de Polícia (ANP); e como tutor na Rede Nacional de Educação à Distância (SENASP e ANP). É presidente da Comissão de Controle de Produtos Químicos em Santos desde 2007. Lotado no Núcleo Técnico-Científico da Polícia Federal em Santos desde 2006 e no Setor Técnico-Científico da Polícia Federal no Estado de Goiás de 2003 até 2006. Foi Diretor da Sub-regional da APCF em Santos.

Diretor Jurídico Adjunto

Vladimir de Lima Santos

Perito Criminal Federal desde 2002. Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Ciência da Computação pela UFMG. Bacharel em Direito pela UFMG. Lotado no Setor Técnico-Científico da Superintendência Regional da Polícia Federal em Minas Gerais.

Diretora de Patrimônio

Meiga Áurea

Perita Criminal Federal desde 2003. Farmacêutica-Bioquímica (1995) e Mestre em Ciências Biológicas (1997) pela UFRJ. Sua primeira lotação foi em Foz de Iguaçu/PR onde foi chefe do Núcleo Técnico-Científico e Diretora Regional da APCF (biênio 2005-2006). Em 2006, foi removida para o então recém-inaugurado Laboratório de Genética Forense do INC em Brasília, onde já colaborou em diversas ações, incluindo a chefia do setor e consolidação da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG) ligada ao Ministério da Justiça. Participou da última Diretoria da APCF Nacional no biênio 2015/2016.

Diretor de Patrimônio Adjunto

Hélvio Peixoto


Diretor de Aposentados

Clênio Belluco

Perito Criminal Federal desde 1996, aposentado em 2016. Graduado em Ciências Econômicas (CEUB). Especialista em Administração (FGV) e Metodologia do Ensino Superior (UnB). Mestre em Administração Pública (FGV). Atuou na perícia criminal nas áreas de documentoscopia, merceologia, econômico-financeira, audiovisual, balística, veículos, entre outros. Exerceu as funções de Diretor de Logística da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos/MJ, Diretor do Instituto Nacional de Criminalística da Polícia Federal, Chefe da Divisão de Perícias-INC, Chefe do Serviço de Perícias Contábeis e Econômicas-INC, Coordenador de Avaliação Técnica–SENASP; Coordenador-Geral sobre Prevenção da Violência–SENASP. Foi também Agente de Polícia Federal. Foi professor da Academia Nacional de Polícia nas disciplinas de Criminalística, Tiro, Direção Ofensiva e Defensiva e de Técnicas de Investigação. Exerceu ainda a função de Presidente do Conselho Curador da Fundação da Polícia Federal.

Diretor de Aposentados Adjunto

Paulo Roberto Fagundes

Perito Criminal Federal desde 1995, aposentado em 2012. Graduado em Geologia pela UnB em 1979. Mestre em Geologia Econômica pela UnB em 1982. Especialista em Mapeamento do Uso do Solo por Geoprocessamento na UnB em 1996. Especialista em Gestão de Segurança Pública pela ANP-FGV em 2005. Especialista em Planejamento Estratégico em Segurança Pública pela ENAP em 2007. Atuou na pericia criminal nas áreas de Documentoscopia, Meio Ambiente e Local de Crime. De 2001 a 2002, foi chefe do Serviço de Perícias em Engenharia e Meio Ambiente do Instituto Nacional de Criminalística. Atuou na Assessoria Parlamentar da Polícia Federal no Congresso Nacional em 2003. Foi Coordenador de Projetos Periciais da SENASP/MJ de 2004 a 2007. Foi Diretor Técnico-Científico da Polícia Federal de 2007 a 2012. Dentre vários cargos que já ocupou na APCF, foi Presidente no biênio 2001-2002.

Diretor de Comunicação

Ronaldo de Moura Ramos

Engenheiro químico formado pela Faculdade Oswaldo Cruz e pós-graduado em Marketing pela ESPM. É Perito Criminal Federal desde julho de 2007, tendo sido lotado desde a posse no Grupo de Perícias de Laboratório (GPLAB) do Setec/SP. No GPLAB, foi gestor do grupo por cinco anos. No biênio 2015/2016, atuou como diretor regional da APCF/SP. Antes de ingressar na criminalística da Polícia Federal, atuou em laboratórios de controle de qualidade, de pesquisa e desenvolvimento e na área comercial, ao longo de mais de 15 anos de experiência profissional.

Diretor de Comunicação Adjunto

Daniel Pacheco Politano

Engenheiro Químico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É Perito Criminal Federal desde 2007. Sua primeira lotação foi Belém do Pará, onde permaneceu por dois anos, até conseguir remoção para São Paulo (capital), lotação atual. Em Belém, atuou na Clínica Geral da Perícia, onde fez exames documentoscópicos, de balística, em veículos, de laboratório, participou de operações de combate a crimes de informática, de tráfico de drogas e de trabalho escravo. Em São Paulo, atua no Laboratório de Química Forense. Em 2010, participou do III CACON (Curso de Aperfeiçoamento em Contramedidas de Bombas e Explosivos) e obteve a especialização de Explosivista, o que o permitiu a atuação em grandes eventos como os Jogos Mundiais Militares (em 2011), a Visita do Papa Francisco I ao Santuário de Aparecida (em 2013), a Copa das Confederações (em 2013), a Copa do Mundo (em 2014) e as Olimpíadas de Verão (em 2016).

SHIS QI 9 Conjunto 11 CS 20 - Lago Sul CEP:71625-110
Brasília - DF
 

Telefones: (61) 3345.0882 / 3346.9481 / 3346.7235 / 3345.1123  
Email: apcf@apcf.org.br